SW Alentejano e Costa Vicentina | PNSACV

O PARQUE NATURAL DO SUDOESTE ALENTEJANO E COSTA VICENTINAPNSACV é uma Área Protegida que inclui: uma faixa marítima de 2 km a partir da costa; uma estreita faixa costeira com extensão de 110 km entre São Torpes e Burgau; o vale do rio Mira desde a foz a Odemira, abrangendo territórios de freguesias dos concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo.

Costa-Vicentina

O PNSACV caracteriza-se por uma grande beleza natural, quase selvagem, uma ligação perfeita entre a terra e o mar, com uma grande diversidade paisagística e de habitats costeiros, elevada biodiversidade de fauna e flora, proeminentes falésias, grutas, ilhas e ilhotas, excelentes praias e areais.

VISITAR OUTROS PARQUES :
>> Nos AÇORES
>> Na MADEIRA
>> DOURO INTERNACIONAL | Parque Natural
>> MONTESINHO | Parque Natural
>> ESTRELA GEOPARK | Serra da Estrela
>> AROUCA GEOPARK | Visitar Arouca
>> Rota da Água e da Pedra

PNSACV: Roteiro

PNSACV: Como Chegar

♦  a São Torpes – a partir de Sines, em direção Porto Covo, e seguir por IC4/N120-4 e M554;
♦  a Vila Nova de Milfontes – a partir de Odemira, pela EN393;
♦  a Vila do Bispo/São Vicente/Sagres – a partir de Lagos, pela EN125.

♦  Praia do Burgau – GPS: 37° 4’18.39″N 8°46’30.25″W.


PNSACV: Que Ver

1. SÃO TORPES

Sao-Torpes-praia

São Torpes situa-se a cerca de 6 km a sul de Sines, sendo a sua praia conhecida entre praticantes de desportos de mar e banhistas, não pelos seus encantos particulares, mas pela temperatura habitualmente mais elevada das suas águas, dada a proximidade de um complexo energético.

É a praia de São Torpes que marca o início, a norte, do PARQUE NACIONAL DO SUDOESTE ALENTEJANO E COSTA VICENTINA,

2. PORTO COVO

Praia-Porto-Covo

Porto Covo e as suas belas praias deixaram de precisar de apresentação desde que o génio de Rui Veloso acrescentou música e voz à genial letra de Carlos Tê.

A partir de então tornou-se inevitável “ir a banhos” ou simplesmente visitar Porto Covo, trauteando a famosa canção que aqui colheu o nome.

3. ILHA DO PESSEGUEIRO

Pessegueiro-Ilha

A dois passos da costa, a Ilha do Pessegueiro e o seu forte, sobre uma duna consolida, é, além das praias, uma das principais atrações de Porto Covo.
Igualmente imortalizada na música e na voz de Rui Veloso, integra também o PNSACV.

4. VILA NOVA DE MILFONTES

Milfontes-panoramica
Praia-Milfontes
Rio-Mira-Estuario
PNSACV. Vila Nova de Milfontes. Estuário do Rio Mira

Vila Nova de Milfontes é uma popular estância balnear com excelentes praias ao longo do belo estuário do rio Mira.
Com uma envolvente paisagística singular marcada pelo extenso vale do rio até Odemira, faz parte do PARQUE NATURAL DO SUDOESTE ALENTEJANO E COSTA VICENTINA.

5. CABO SARDÃO

Por-sol-Cabo-Sardao
Cabo-Sardao-Por-sol
Por-sol-Cabo-Sardao

O Cabo Sardão, onde existe um farol, corresponde à maior proeminência de terra na costa ocidental entre o Cabo de Sines e o Cabo de São Vicente.
É um dos locais de eleição para observar e fotografar o pôr do sol.

6. ZAMBUJEIRA DO MAR

Panoramica-Zambujeira-Mar
Zambujeira-Mar-panoramica
Zambujeira-Mar-praia
Mar-Zambujeira

No coração do PARQUE NATURAL DO SUDOESTE ALENTEJANO E COSTA VICENTINA, Zambujeira do Mar é um pequeno lugar da freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira, conhecido pela sua praia e pela realização de um dos maiores festivais de música de verão, na primeira semana de agosto.

7. ODECEIXE

Odeceixe-praia

O bonito vale da Ribeira de Seixe marca o limite noroeste de Aljezur com o vizinho concelho de Odemira.
Ladeando a encantadora praia ficam, a aldeia, em cascata, e mesmo em frente, uma imponente falésia.

8. ALJEZUR

Panoramica-Aljezur
Aljezur-castelo

O município de Aljezur está confinado, pelos municípios de Odemira, a norte, Monchique. a leste, Lagos, a sueste, Vila do Bispo, a sudoeste.
A extensa costa de Aljezur com o oceano Atlântico, no litoral, a oeste, integra o PARQUE NATURAL DO SUDOESTE ALENTEJANO E COSTA VICENTINA.

9. ARRIFANA

Praia-Arrifana

A praia da Arrifana, no concelho de Aljezur, é uma bela praia entre arribas e um dos locais da costa do PARQUE NATURAL DO SUDOESTE ALENTEJANO E COSTA VICENTE onde parece existir um salutar equilíbrio entre a presença humana e a natureza.

10. CABO DE SÃO VICENTE

Sao-Vicente-farol

O Cabo de São Vicente, ou Forte de São Vicente, em Sagres, é uma fortificação do séc XVI sobre um promontório no extremo sudoeste de Portugal continental, adaptada a farol desde meados do séc. XIX.

Dada a sua excecional posição geográfica, costuma atrair muitos visitantes, nomeadamente nos fins de tarde, para apreciar e fotografar o pôr do sol.

11. PONTA DE SAGRES

Fortaleza-Sagres
Sagres-promontorio
Sagres-Algarve

Situada a 3-4 km a sudeste do Cabo de São Vicente, a Ponta de Sagres é um majestoso promontório com uma altitude de 40 metros, estendendo-se por cerca de um quilómetro de comprimento e 300 metros de largura.

A sua posição geográfica privilegiada e a sua forma de um grande cabo onde a terra adentra o mar, conferiram-lhe uma aura mística e a condição de Promontório Sagrado romano, dedicado ao deus Saturno.

A Fortaleza de Sagres, do séc. XV, sobre o promontório de Sagres, possui uma relevância histórica excecional dada a ligação à figura do Infante D. Henrique e a sua importância na gesta dos Descobrimentos.

12. VILA DO BISPO

Vila-Bispo-costa

Vila do Bispo é sede de um município com pouco mais de cinco mil habitantes, está limitado, a norte e nordeste, pelos municípios de Aljezur e Lagos, respetivamente, e a sul e a oeste, pelo oceano Atlântico.
A zona litoral até à praia do Burgau, integra a PARQUE NATURAL DO SUDOESTE ALENTEJANO E COSTA VICENTINA.

13. BURGAU

Burgau-praia

A praia do Burgau, no concelho de Vila do Bispo, região do Algarve, marca o limite, a sul, do PARQUE NATURAL DO SUDOESTE ALENTEJANO E COSTA VICENTINA.

Abrigada entre falésias, a praia do Burgau conserva um pequeno porto de pesca artesanal, de um lado, estando o lado oposto reservado a banhistas e praticantes de bodyboard.


PNSACV: Que Fazer

1. CEGONHAS

Alentejo-cegonhas

Uma curiosidade interessante tem a ver com as cegonhas, aves discretas e simpáticas que povoam uma boa parte do território nacional, sendo um elemento marcante da paisagem alentejana.
Ao que consta, a costa do PARQUE NATURAL DO SUDOESTE ALENTEJANO E COSTA VICENTINA é o único sítio do mundo onde as cegonhas nidificam sobre as rochas marinhas.

2. PÔR-DO-SOL

Milfontes-por-sol

Os pores-do-sol são um dos principais atrativos ao longo do PARQUE NATURAL DO SUDOESTE ALENTEJANO E COSTA VICENTINA, mas para os fãs e mais entendidos não há como perdê-los, em Porto Covo, em Vila Nova de Milfontes, no Cabo Sardão, na Ponta de Sagres, no Cabo de São Vicente.

3. SINES

Panoramica-Sines

O centro de Sines está a pouco mais de 6 km do limite norte do PARQUE NATURAL DO SUDOESTE ALENTEJANO E COSTA VICENTINA, na praia de São Torpes, pelo que, vale a pena descobrir o riquíssimo património, histórico, cultural e patrimonial da cidade.

4. LAGOS

Forte-Ponta-Bandeira
LAGOS. Forte da Ponta da Bandeira

Cerca de 13 km separam o limite sul do PARQUE NATURAL DO SUDOESTE ALENTEJANO E COSTA VICENTINA, na praia do Burgau, da cidade de Lagos, onde é possível desfrutar de excelentes praias, marina, belos monumentos, ótima gastronomia.

OUTRAS SUGESTÕES:
>> Porto | Roteiro de viagem | Visitar Porto
>> Douro Internacional | Parque Natural | Douro
>> Douro Vinhateiro | Roteiro + Dicas | Visitar Douro
>> Ecovia do Vez | Socalcos e Passadiços | Sistelo
>> Passadiços do Paiva | Arouca Geopark

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: