Islândia | Roteiro de Viagem | Visitar Islândia

A ISLÂNDIA é a segunda maior ilha da Europa, situada no Atlântico Norte, próximo do Círculo Polar Ártico, a 286 km da Groenlândia, 420 km das Ilhas Faroé, 795 km da Escócia, 950 km da Noruega, a 3 horas de avião de Londres e a 5 horas de Nova Iorque.

Sobre a ISLÂNDIA

Área Total: 102.775 km2 Capital: Reiquiavique (65°N 18°W)
População: 364.134 (3,5 hab/km2)Média Etária: 35,6
Língua Oficial: IslandêsMoeda: Coroa islandesa (ISK)
Fuso Horário: GMT (UTC+0)Código Telefone: ++354

A cordilheira do Atlântico Central, formada pelas placas tectónicas Eurasiática e Norte-Americana, divide a ISLÂNDIA em duas partes.
O país tem uma extensão máxima de 500 km (E-W), e 300 km (N-S). O litoral tem cerca de 4.970 km. A ZEE, 200 milhas náuticas.
Mais de 11% da massa terrestre está coberta de gelo (12.000 km2). A lava cobre 11.000 km2, a areia, 4.000, a água, 3.000, as pastagens, 1.000 km2.
Existem enormes glaciares (Vatnajökull é o maior da Europa), muitos fiordes, cataratas, vulcões, gêiseres, campos de lava, praias de areia preta.
Quase 80% do território, maioritariamente formado por picos (o mais elevado tem 2.119 mts), montanhas e planícies férteis, é desabitado.

Regime de Entrada

Os cidadãos dos países integrantes do Espaço Schengen (ISLÂNDIA, Noruega, Suiça e Liechenstein, e 26 países da UE, entre os quais Portugal) estão isentos de controles pessoais nas respetivas fronteiras. Assim, para entrar na ISLÂNDIA, apenas os cidadãos residentes fora do Espaço Schengen estão obrigados à apresentação de passaporte válido.

Como Chegar

♦  De Avião:  O aeroporto internacional de Keflavik situa-se a menos de 50 km e a cerca de 45 minutos do centro de Reiquiavique. A rede de autocarros privada e pública (Strætó (S), a escassas dezenas de metros da saída do aeroporto), garantem a ligação de e para a capital (o pagamento pode ser feito com cartão de débito/crédito ou senhas pré-compradas).
Existem voos domésticos ligando a capital, e outros pontos da ilha como Akureyri, Husavik, Mývatn.
♦  De ferry: Semanalmente, é possível fazer a travessia de barco entre a Dinamarca e Seydisfjördur, na costa leste da ISLÂNDIA, com opção de trazer o próprio veículo.

Cuidados de Saúde

♦  CESD: Os cidadãos do EEE (Espaço Económico Europeu) devem fazer-se acompanhar do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) que garante o direito a cuidados de saúde, que incluem todos os atos médicos necessários em situação de doença, acidente ou maternidade.
♦  Vacinas: Não são exigidas vacinas específicas.
♦  Telefone de Emergência: 112.

Quando Visitar

Os meses entre junho e setembro, são os mais amenos do ano, e os de novembro a abril, os mais rigorosos, no que respeita a temperatura, precipitação e ventos.

Como se deslocar

♦  De carro: A Hringvegur, Ring Road (Rodovia 1), é um anel viário de quase 1.400 km, com duas faixas asfaltadas, que circunda toda a ilha, ligando Reiquiavique, Akureyri, Husavik…
♦  Transportes:  Uma rede de autocarros públicos e privados cobre as principais cidades e pontos de interesse turístico do país. A ligação diária de Reiquiavique a Akureyri (388 km), demora cerca de 6h30m.

Conduzir na ISLÂNDIA

É suficiente possuir a carta de condução para poder conduzir na Islândia. As regras a observar são a da generalidade dos países europeus, incluindo Portugal.
NOTA: Dadas as diferenças climatéricas que podem ser observadas no mesmo dia, em diferentes regiões da ilha, é conveniente solicitar informação sobre as condições de condução e utilização das vias (particularmente no inverno): www.road.is .

Onde Ficar/Onde Comer

Como referimos nos posts respetivos, nas cidades e vilas e nas proximidades dos principais pontos turísticos, existem várias opções de alimentação na oferta de comércio local e nas zonas de serviço, e de alojamento, entre hotéis, pensões, apartamentos, alojamento local, ou casas de campo e campismo.

Clima

De junho a setembro as temperaturas médias oscilam entre 12º/14ºC (máximas) e 9º/7ºC (mínimas); e, de novembro a abril, entre 4ºC e -2ºC., com ocorrência de neve. O clima não é tão frio quanto poderia fazer supôr a sua latitude, devido à influência das correntes quentes do Golfo. Vedur.is é o site oficial da Metereologia na ISLÂNDIA.

Sites/Contactos Oficiais

♦  Vedur.is (meteo; auroras boreais)
♦  Safetravel.is; Road.is (estradas; circulação); ou Telefones: 1777 (das 06h30 às 22h00) e 1778 (automático)
♦  Polícia: 444 1000.


ISLÂNDIA: Roteiro

ISLÂNDIA: Que Visitar

♦  Cidades:  REYKJAVIK, AKUREYRI;  HÚSAVIK
♦  Lagos:  MÝVATNJÖKULSÁRLÓN;
♦  Cataratas:  DETTIFOSSGODAFOSS; GULLFOSS
♦  Fiordes/Desfiladeiros:  SIGLUFJÖRDUREYJAFJÖRDUR; ÁSBYRGI
♦  Áreas Geotermais e Vulcânicas:  HVERIRKRAFLA; GEYSIR
♦  Parques e Glaciares:  VATNAJÖKULL; KATLA

ISLÂNDIA: Rotas Turísticas

♦  Rota Oficial:  CAMINHO DA COSTA DO ÁRTICO
♦  Rota Turística (norte):  DIAMOND CIRCLE
♦  Rota Turística (sul): GOLDEN CIRCLE


ISLÂNDIA: Que Ver

1.  REYKJAVÍK: Capital

Reykjavik-city

Reykjavík, a capital, é uma cidade moderna, atraente, acolhedora, com uma fantástica baía, Faxaflói, debruçada sobre o Atlântico, a olhar a Ilha Videy e …

Mais em ==> REIQUIAVIQUE: Que Ver e Fazer


2.  NORTE DA ISLÂNDIA

Baia-Husavik

A primeira rota oficial de turismo na ISLÂNDIA – Arctic Coast Way, e o circuito turístico Diamond Circle, são dois excelentes meios de promoção e divulgação dos encantos naturais excecionais da região norte do país e de …

Tudo em ==> NORTE DA ISLÂNDIA: Que Ver e Fazer


3.  SUL DA ISLÂNDIA

Strokkur

O Parque Nacional Thingvellir, a Catarata Gullfoss, a região geotérmica Geysir/Strokkur, o Geoparque Katla, Vik y Mýrdal, o Parque e Glaciar Vatnajökull, os vulcões Eyjafjallajökull, Katla, Kerid, ou o Lago Jökulsárlón, são algumas das …

Tudo em ==> SUL DA ISLÂNDIA: Que Ver e Fazer


ISLÂNDIA: Que Fazer

1.  GOLDEN CIRCLE

Falha-Thingvellir

Golden Circle é a rota turística mais popular da ISLÂNDIA, explorando destinos como o Parque Nacional Thingvellir, o gêiser Geysir, a catarata Gullfoss, ou o vulcão Kerid, a pouco mais de uma centena de quilómetros da capital …

Mais em ==> GOLDEN CIRCLE: Que Ver e Fazer


2.  DIAMOND CIRCLE

Godafoss-vista

Diamond Circle é também uma rota turística popular na região norte da ISLÂNDIA, em redor da cidade costeira de Húsavik (a capital da observação de baleias) e do Lago Mývatn, entendendo-se ao desfiladeiro Ásbyrgi, às Cataratas Dettifoss

Mais em ==> DIAMOND CIRCLE: Que Ver e Fazer


3.  CAMINHO DA COSTA DO ÁRTICO

Siglufjordur-pano

Arctic Coast Way, Caminho da Costa do Ártico, é a primeira rota oficial de turismo da ISLÂNDIA, promovendo o litoral norte da ilha, recortado e de grande beleza natural, ao longo de mais de 900 kms …

Mais em ==> CAMINHO DA COSTA DO ÁRTICO: Que Ver e Fazer


4.  OBSERVAÇÃO DE BALEIAS e PÁSSAROS

Porto-Husavik

As excursões para observação de baleias são uma atividade frequente e disponível em praticamente todo o litoral da ISLÂNDIA.
As águas frias da costa abrigam uma vida marinha diversificada que, sobretudo no verão, são um manancial de alimentação para várias espécies de grandes mamíferos marinhos.

Estes passeios de barco são assim uma oportunidade rara e impressionante de observar as baleias no seu ambiente natural, ao lado de golfinhos, focas, tubarões-frade, e várias aves marinhas como papagaios-do-mar, gansos-gaivota, gaivotas, ou andorinhas-do-mar-árticas.


5.  PISCINAS GEOTÉRMICAS

Piscina-natural-Myvatn

Os banhos geotermais constituem um hábito cultural na ISLÂNDIA. Famílias inteiras procuram as piscinas de água quente muitas delas em ambiente natural, ao ar livre. A água quente limpa é canalizada diretamente dos poços naturais para as habitações, edifícios, complexos de piscinas.
Os islandeses são pioneiros no uso de energia geotérmica para aquecimento do ambiente. 90% das famílias são aquecidas com água geotérmica.


6.  PASSEIOS PEDESTRES

Trilhos-Akureyri

São muitas as opções de trilhos para caminhadas, onde quer que estejamos na ISLÂNDIA. Trilhos informais, adequadamente sinalizados, com diferentes níveis de dificuldade, em ambiente urbano, ou fora dele, no campo como nas zonas montanhosas.


7.  AURORAS BOREAIS

Aurora-Islandia

A estação oficial das Auroras Boreais (Luzes do Norte) na ISLÂNDIA é entre Outubro e Março, sendo a probabilidade de observação maior entre as 21:00 e as 03:00 horas, com céu nublado, o que se traduzirá em noites mais frias e na necessidade de usar roupas adequadas.

A sua atividade e ocorrência, não garantida, depende de condições metereológicas ideais, cujas previsões podem ser encontradas no site oficial de meteorologia da ISLÂNDIA: vedur.is.

⇑ Topo

Outros Destinos Insulares: 
==> AÇORES: Roteiro de Viagem | Visitar Açores 
==> MADEIRA: Roteiro de Viagem |Visitar Madeira 
==> MALTA: Roteiro de Viagem | Visitar Malta 
==> LONDRES: Roteiro de Viagem | Visitar Londres 
==> ESCÓCIA: Roteiro de Viagem | Visitar Escócia

6 thoughts on “Islândia | Roteiro de Viagem | Visitar Islândia

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: