Mostar: Bósnia | Que ver Que fazer | Visitar Mostar

MOSTAR é um dos principais destinos turísticos da Bósnia e Herzegovina.
Dista cerca de de 130 Km da capital Sarajevo e 60 Km da Costa do Adriático.

O centro histórico de MOSTAR e a sua Stari Most, a Ponte Velha ex-líbris da cidade, são Património Mundial pela Unesco.

Mostar, Ponte Velha

Stari Most, literalmente Ponte Velha, construída no séc. XVI, está indissociavelmente ligada à história de MOSTAR. Foi destruída durante a Guerra da Bósnia, entre 1992 e 1996, que igualmente destruiu uma parte significativa da cidade, danificando  ou transformando em ruínas, habitações, edifícios públicos, templos, mosteiros, pontes, escolas, hospitais.

Mostar, calçada original da Ponte Velha
Calçada original da Ponte Velha, de 1566

O esforço de reconstrução que se seguiu, permitiu que a Ponte Velha, o símbolo maior de MOSTAR, fosse recuperada em 2004, o que igualmente aconteceu com muitos outros edifícios e construções, permanecendo, contudo, sinais da guerra por toda a cidade.

Como chegar a MOSTAR

MOSTAR é servida por um aeroporto a menos de 8 Km do centro da cidade, onde operam voos sazonais.
A linha de caminho de ferro sofreu danos que ainda hoje afetam muitas ligações e os serviços disponibilizados aos utentes.
Pelo que, a rede de serviços de autocarros internacionais, constitui o melhor meio para deslocações dentro da Bósnia e Herzegovina, e desta com a Croácia.

O que ver em MOSTAR

Acessos à cidade, que se desenvolveu nas margens do rio Neretva que domina o vale rodeado de formações montanhosas.

1- Rio Neretva

Além de outros símbolos, o rio Neretva também marca a história de MOSTAR.
De algum modo, ele foi constituindo uma fronteira natural entre vizinhos, que se foram distribuindo por um e outro lado das suas margens: bósnios de maioria muçulmana, de um lado e, sérvios, de maioria ortodoxa, e croatas católicos, do outro.

2- Bairro Turco

A zona histórica de MOSTAR, também conhecida por Bairro Turco, desenvolve-se em redor da Ponte Velha, sendo formada por ruelas estreitas com característico pavimento de calhau rolado, inúmeras lojinhas de comércio variado, cafés e restaurantes com belas esplanadas debruçadas sobre as margens do rio Neretva.

Bairro Turco, Mostar

3- Catedral

A Catedral de Maria Mãe da Igreja, situada no lado sérvio e croata, grandemente danificada durante a guerra da Bósnia, foi totalmente recuperada e reconstruída.

O que fazer em MOSTAR

Visitar o mercado, onde se vendem sobretudo frutas e legumes de produtores da região, é sempre uma bela maneira de nos misturarmos com as gentes e os hábitos locais sem parecermos intrusos, num ambiente descontraído e natural próprio de um lugar onde predominam relações e transações.

Passear pelos renovados parques e jardins de MOSTAR é também a oportunidade de saborear o ambiente calmo da cidade, onde tudo se faz com um ritmo e uma cadência muito peculiares.

E, por estranho que possa parecer, sugere-se também uma visita ao enorme cemitério que ladeia a estrada principal, bem no centro da cidade. A data de 1993, inscrita na generalidade das lápides, dá-nos bem a dimensão da tragédia da guerra numa cidade da dimensão de MOSTAR.


MOSTAR
, na região da Herzegovina, como SARAJEVO, na região da Bósnia, de que falamos em
Sarajevo que ver que fazer em Sarajevo | Bósnia e Herzegovina ,
são cidades com fortíssimas marcas do horror da guerra que sobre elas se abateu nos anos 90 do século passado. Ver Postal da Bósnia .

Contudo, pudemos constatar que a força para renascer das cinzas e romper com os traumas do conflito, são bem evidentes no esforço coletivo de reconstrução e no progressivo rompimento das fronteiras da desconfiança, que se traduz em receber bem a quem chegar por bem.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: