Noudar | Parque de Natureza | Barrancos

O PARQUE DE NATUREZA DE NOUDAR, é um museu vivo, a céu aberto, num cenário de grande beleza natural, uma área de 1000 ha limitada pelo rio Ardila (a norte) e pela ribeira de Múrtega (a sul), a cerca de 8 km de Barrancos, no Alentejo.
Foi criado tendo em vista a preservação de habitats como os que foram submersos pela construção da barragem do Alqueva, e como contrapartida da perda desses habitats.

O Monte da Coitadinha possui acomodações para permanecer e desfrutar do isolamento e pureza do Parque, proporcionando alojamento, restaurante e atividades de interpretação.

Muralhas_Castelo_Noudar
CASTELO DE NOUDAR. Porta de Moura; muralha (séc. XVI); rio Ardil; montado

Dada a sua localização e acesso remoto, junto à fronteira com Espanha, o PARQUE DE NATUREZA DE NOUDAR permanece um território quase primitivo, selvagem, com reduzido impacto humano, onde predomina o montado de azinho.
Integra a Rede Natura 2000 – Zona Proteção Especial (ZPE) Moura-Mourão-Barrancos.

Informações Úteis:

Alojamento/Restaurante: O Monte da Coitadinha possui restaurante e alojamento: na Casa do Monte (4 quartos de casal e 2 duplos, com a condicionado e wc privativo); e, na Casa da Malta (2 quartos de casal e 2 duplos, com wc privativo + 2 quartos múltiplos para 7 pessoas e 1 para 4 pessoas), destinada especialmente a grupos de jovens, campos de férias ou visitas de estudo.
Contactos PARQUE DE NATUREZA DE NODAR/Herdade da Coitadinha: +351 285 950 000; pnoudar@edia.pt
Telemóvel do Guarda do Castelo de Noudar: 968 575 503.

VISITAR OUTROS PARQUES :
>> VALE DO GUADIANA | Parque Natural
>> SERRA DO CALDEIRÃO | Entre Alentejo e Algarve
>> SW Alentejano e Costa Vicentina | PNSACV
>> DOURO INTERNACIONAL | Parque Natural
>> MONTESINHO | Parque Natural
>> ESTRELA GEOPARK | Serra da Estrela
>> AROUCA GEOPARK | Visitar Arouca
>> Nos AÇORES
>> Na MADEIRA

PARQUE DE NATUREZA DE NOUDAR: Como Chegar

A partir de Barrancos – pela estrada em direcção a Noudar; após 3 km, surge a ponte sobre a ribeira de Múrtega que liga ao Parque;
♦  A partir de Lisboa – pela Ponte Vasco da Gama direção A12 e A6, nesta sair na saída 5 em direção a Évora, prosseguir na EN114, depois pelo IP2 até à saída para a EN256, e finalmente o CM1023-02;
♦  A partir de Faro – pela A22 direção Portimão/Lisboa, sair na saída 10 para A2 em direção a Lisboa/Messines, depois saída 12 para IP2 direção Beja/Castro Verde, prosseguir no IP8, depois EN385/6, e finalmente CM1023-02.

PARQUE DE NATUREZA DE NOUDAR: Roteiro


PARQUE DE NATUREZA DE NOUDAR: Que Ver

O Castelo de Noudar, a Herdade da Coitadinha, a Fonte da Pipa, a ribeira de Múrtega, o rio Ardila, os montados e bosque de azinheiras, contam-se entre os locais a visitar no Parque.

1. CASTELO DE NOUDAR

Noudar_Castelo
CASTELO DE NOUDAR. Alcáçova, Torre de Menagem e Cistena (à esq.); Igreja de N. Sra. de Entre Ambas as Águas ou de N. Sra. do Desterro (à dir.)
Avifauna_Noudar
Castelo_Noudar_guarda
PARQUE DE NATUREZA DE NOUDAR. Vila Medieval de Noudar. Casa do Guarda

O Castelo de Noudar que se ergue sobre a planície entre o rio Ardila e a ribeira de Múrtega, foi mandado construir por D. Dinis no princípio do séc. XIV, e é o principal atrativo do PARQUE DE NATUREZA DE NOUDAR.
Dentro das suas muralhas cresceu a Vila Medieval de Noudar que em meados do séc. XVIII contava ainda com cerca de 200 fogos, tendo sido despovoada e abandonada no séc. XIX.

Uma lenda local conta-nos que o castelo é habitado por uma moura encantada que só sai durante a noite e que rapidamente se transforma em serpente com um monho ou chinó na cabeça, mal pressinta a presença de alguém.
Pelo sim pelo não, há que não olhar apenas para o ar quando se saia à noite a contemplar as estrelas!

2. HERDADE DA COITADINHA

Noudar_Monte_Coitadinha

“Coitadinha”, não é nem parece o que sugere, tendo o significado de “coutada pequena”, que remete para o potencial deste território para a caça.

Tendo sido propriedade da Ordem de Avis, a Herdade da Coitadinha faz parte da história da Vila Medieval de Noudar. Em 1997, foi adquirida pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, responsável pela conservação e gestão do PARQUE DE NATUREZA DE NOUDAR.

No início da Guerra Civil de Espanha, em 1936, foi improvisado um campo de refugiados na Herdade da Coitadinha que acolheu sob a proteção dos militares portugueses que vigiavam a fronteira, centenas de republicanos fugidos das tropas franquinas.

3. MONTADO DE AZINHO

Montado_Noudar
Noudar_Azinheiras

Tal como acontece, de um modo geral, no Alentejo interior e nas paisagens que já visitámos da Serra do Caldeirão e do Parque Natural do Vale do Guadiana, os montados de azinho são uma marca do PARQUE DE NATUREZA DE NOUDAR.

Os montados, pelas suas características específicas formam um ecossistema particular que muito contribui para a biodiversidade e a elevada riqueza faunística e florística do Parque.

4. RIO ARDILA

Vista_Castelo_Nordar
Rio_Ardila_Noudar
PARQUE DE NATUREZA DE NOUDAR. Meandros do Rio Ardila

O rio Ardila, é um elemento incontornável da paisagem natural e também cultural dos concelhos de Barrancos e de Moura. Com os seus curiosos meandros contribui muito para a beleza tranquila da paisagem do PARQUE DE NATUREZA DE NOUDAR e para o universo mágico das vidas das suas gentes.

Nasce em Espanha, entra em Portugal no distrito de Beja definindo uma parte da fronteira entre os dois países, e desagua perto de Moura na margem esquerda do rio Guadiana.

5. RIBEIRA DE MÚRTEGA

Ribeira_Murtega_Noudar

A ribeira de Múrtega é um afluente do rio Ardila, na região ocidental de Barrancos.
Nasce no Parque Natural da Serra de Aracena e Picos de Aroche, em Espanha.
São ambos rios internacionais que definem uma pequena secção da fonteira com Espanha.
O Castelo de Noudar situa-se, como vimos, numa escarpa entre o curso dos dois rios.

6. FONTE E MOÍNHO DA PIPA

Ribeira_Murtega-Noudar
PARQUE DE NATUREZA DE NOUDAR. Ribeira de Múrtega. Fonte da Pipa, Moínho de água, açude e ponte, ao fundo

Seguindo em frente, junto à ponte sobre a ribeira de Múrtega, cerca de 200 metros adiante, próximo do açude, encontramos um moínho de água, recuperado e em ótimo estado de conservação, e uma fonte com uma imagem de N. Sra. da Pipa.
A Fonte da Pipa e o Moínho da Pipa são duas construções do séc. XIX, testemunhos da presença humana na vila de Noudar.

7. RAÇA GARVONESA

Noudar_bovinos_garvoneses
Raca_garvonesa_Noudar

Garvonesa, é uma raça de bovinos autóctone muito distinta de outras raças, com características morfológicas e genéticas únicas, cor castanho-avermelhado e uma penugem sobre a cabeça e a extremidade inferior dos membros.

Uma raça em risco elevado de extinção durante os anos 90 do séc. XX que, como o lince ibérico, tem sido alvo de programas específicos de recuperação e preservação destas espécies, prosseguidos no PARQUE DE NATUREZA DE NODAR, no PNSACV e em outras regiões do país.

8. LINCE IBÉRICO


PARQUE DE NATUREZA DE NOUDAR: Que Fazer

1. BARRANCOS

Barrancos_Museu
Festa_Touros_Barrancos
Festa em BARRANCOS. Tabuados em dia de corrida de touros (1885). Foto C. M. de Barrancos

Barrancos situa-se, como vimos a apenas de 8 km do PARQUE DE NATUREZA DE NOUDAR e a pouco mais de 100 km de Beja e de Évora.
É sede do município com a menor população de Portugal continental, um dos seis municípios portugueses com uma única freguesia e um dos dois locais no país em que é legal matar o toiro na arena durante as corridas.

Barrancos possui também um interessante Núcleo museológico, com destaque para o Museu Municipal e o Museu Arqueológico e Etnográfico.
Do património de Barrancos faz também parte o Dialeto Barranquenho, um dialeto raiano português com fortes influências espanholas, falado pela generalidade da população.

A açorda, as migas e o presunto de Barrancos podem ser também boas razões que convoquem a uma visita à vila raiana de Barrancos.

2. ATIVIDADES EM NOUDAR

rilhos_Noudar

No PARQUE DE NATUREZA DE NOUDAR é possível fazer passeios pedestres, piqueniques, atividades com a família, campos de férias, observação de fauna e flora, observação de estrelas com microscópio, passeios em carros elétricos, entre outras atividades de encontro com a natureza.

3. ARACENA: Gruta de las Maravillas

Grutas_Aracena

Aracena é um município da província de Huelva, em Espanha, a pouco mais de 60 km e 1 hora de caminho de Barrancos.
Possui uma gruta fantástica, justamente denominada Gruta das Maravilhas, que só por si justifica uma deslocação.

OUTRAS SUGESTÕES:
>> Portimão | Que ver e Fazer | Visitar Portimão
>> Alvor: Algarve | Que Ver e Fazer | Visitar Alvor
>> Passadiços de Alvor | Ao Sabor da Maré | Alvor
>> Ecovia do Vez | Socalcos e Passadiços | Sistelo
>> Passadiços do Paiva | Arouca Geopark

7 thoughts on “Noudar | Parque de Natureza | Barrancos

Add yours

  1. Fiquei a saber da existência deste lugar apenas no ano passado, ao ouvir um colega de trabalho, com origem em Barrancos, falar dele. Desde então, e muito graças à paixão com que ele descrevia este lugar, fiquei com uma vontade e curiosidade imensa. Este post veio acrescentar muita informação útil e que fez-me recordar esta curiosidade, agora mais adormecida.
    Por fim, a cereja no topo do bolo, a lenda associada ao castelo é o mote perfeito para uma aventura nocturna. Já começo a criar o itinerário 😉

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: