Medinet Habu: Egito | Templo Ramses III | Visitar Egito

MEDINET HABU: TEMPLO DE RAMSES III

MEDINET HABU, é um sítio arqueológico de Tebas antiga, situado na margem ocidental do Nilo, conhecido por nele se situar o templo funerário de Ramses III.

O TEMPLO DE MEDINET HABU é o que fica mais a sul do conjunto da Necrópole de Tebas, próximo dos Colossos de Memnom e do Vale das Rainhas. Integra a lista do Património Mundial UNESCO sob a designação de Tebas Antiga e a sua Necrópole, considerada “um testemunho impressionante do auge da civilização egípcia”.

Mais sobre TEBAS Antiga e sua Necrópole: 
--> Templo de LUXOR 
--> Templo de KARNAK 
--> Templo de HATSHEPSUT 
--> VALE DOS REIS e Vale das Rainhas 
--> COLOSSOS DE MEMNON e Ramesseum


TEMPLO DE MEDINET HABU

Vista aérea de Medinet Habu
MEDINET HABU, vista aérea.  O TEMPLO, com 150 mts de comprimento, ocupa o centro de um recinto fortificado (210×300 mts) cuja forma irregular é devida às habitações dos trabalhadores junto às paredes da muralha. No TEMPLO, destacam-se: o 1º pilone (o maior, mais ao fundo), por onde se acede ao Palácio; segue-se um 2º pilone que une o Palácio ao Templo de Ramses III, propriamente dito; e, em primeiro plano, as divisões interiores.

O TEMPLO DE MEDINET HABU ocupa assim o centro do recinto cercado por habitações construídas pelos trabalhadores junto às paredes da muralha para beneficiarem de maior proteção e segurança.
O Templo é constituído por três secções principais:
– O Palácio, com a fachada formada pelo pilone maior;
– O Templo de Ramses III, no centro, separado do Palácio por um 2º pilone; e,
– As divisões interiores.

1.  Entrada

Em tempos existia em frente desta entrada um cais onde terminava o canal de ligação ao rio Nilo, que permitia o acesso ao Templo por barco, como era de tradição.

2.  Templo de Amon

Os templos funerários eram mandados construir pelos faraós em sua honra e para perpetuação do seu culto e glória, sendo igualmente dedicados a um deus principal que reforçava a autoridade do rei e a sua aura divina.
O templo funerário de Ramses III foi dedicado aos deus Amon.

2.  Fachada – 1º Pilone

Templo de Ramses III, Medineta Habu

O 1º pilone corresponde à fachada monumental do TEMPLO DE MEDINET HABU, de rigorosa simetria e decoração com belos relevos. O eixo central retilíneo confere-lhe uma dimensão de grandiosa profundidade.

3.  Palácio

Colunata, Medinet Habu

No Palácio, as colunas que circundam o grande átrio têm esculpidas estátuas de Ramses III em posição osiriforme, com os braços cruzados sobre o peito. De cada um dos lados das pernas figuras menores de esposas ou filhos do faraó.
As bases destas estátuas-pilares estão decoradas com interessantes símbolos da supremacia do rei sobre os inimigos dos egípcios.

4.  Pórtico do Templo de Ramses III – 2º Pilone

Templo de Ramses III, pórtico

Um 2º pilone, de menores dimensões que o primeiro, profusamente decorado com inscrições em relevo, separa o Palácio do Templo funerário de Ramses III.

5.  Templo de Ramses III

As paredes do templo estão decoradas, entre outros, com longas séries de representações de príncipes e princesas, como numa procissão. Três deles ascenderiam mais tarde ao trono: Ramses IV, VI e VII, tendo cuidado de actualizar as respetivas figuras.

6.  Divisões interiores

Templo Ramses III, quarto interior

Templo Ramses III, Salas Hipostilas
MEDINET HABU. Bases das colunas de três salas hipostilas consecutivas, percebendo-se, ao fundo, dois grupos de estátuas em granito preto
Ramses III com Maat e Thoth, Medinet Habu
MEDINET HABU. Os dois grupos de estátuas de granito preto representam Ramses III com a deusa Maat (à esq.) e com o deus Thoth (à dir.). O contraste de cor, textura e polimento com o arenito em redor, dá ênfase à divindade destes grupos

O templo mortuário de Ramsés III, em MEDINET HABU, é muito semelhante ao do vizinho templo de Ramsés II, conhecido como Ramesseum, bastante degradado e em ruínas. Muitos dos blocos decorados da sua estrutura foram desmantelados e usados na construção do TEMPLO DE MEDINET HABU.

7.  Decoração

Como referimos as paredes do complexo de MEDINET HABU preservam mais de 7.000 m2 de fantásticas decorações em relevo.
Encontramos representações de cenas de guerra contra os Povos do Mar, incluindo uma monumental batalha naval, uma caça real ao javali, procissões de culto com barcas sagradas dos reis e dos deuses, duelos simulados de jovens guerreiros na presença dos príncipes, representações diplomáticas, preparativos de uma expedição militar, ou o regresso vitorioso de campanhas militares com longas filas de prisioneiros acorrentados, entre outras.

Como é possível perceber pelas imagens, o volume, extensão, qualidade e nível de preservação das decorações do Templo de Ramses III, fazem com que seja considerado um dos mais belos exemplares de monumentos reais funerários do Império Novo, no Antigo Egito.

⇑ Topo

Mais sobre o EGITO:
--> CAIRO Roteiro: De Tahrir às Pirâmides
--> CAIRO Cidade: Que ver Que fazer
--> CAIRO Antigo: Bairro e Museu Copta
--> CAIRO Histórico: Al-Azhar, Cidadela

--> PIRÂMIDES: Gizé e Grande Esfinge 
--> PIRÂMIDES: Sakkara e Dahshur

--> MÊNFIS: Colosso de Ramsés e Esfinge
--> TEBAS: Necrópole | Colossos de Memnon
--> KARNAK: Templo de Karnak 
--> LUXOR: Templo de Luxor
--> VALE DOS REIS: Vale das Rainhas
--> DEIR EL-BAHARI: Templo de Hatshepsut
--> EDFU: Templo de Horus
--> KOM OMBO: Templo de Horus e Sobek
--> ASSUÃO: Barragem e Lago Nasser
--> PHILAE: Templo de Ísis
--> ABU SIMBEL: Templo de Ramsés II

--> EGITO: Cruzeiro no Nilo
--> EGITO: Deserto
--> EGITO: Oásis
--> EGITO: Planear e Organizar Viagem 

 

29 thoughts on “Medinet Habu: Egito | Templo Ramses III | Visitar Egito

Add yours

Deixe um comentário

Website Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑