Piódão | Aldeia Presépio/Ovo Embrionário | Piódão

PIÓDÃO é uma freguesia do concelho de Arganil, distrito de Coimbra, na região Centro de Portugal continental, uma Aldeia Histórica situada na encosta da Serra do Açor.
Um punhado de construções dispostas em anfiteatro, casas de xisto típicas cobertas de lousa com portas e janelas de madeira, de cor azul, e a igreja matriz de vivo branco e azul celeste no largo da praça central.

A disposição do casario em cascata e a luz noturna fazem com que seja conhecida como “Aldeia Presépio”.

Piodao_panoramica

Adentrando a aldeia medieval descobrimos um emaranhado labiríntico de ruelas, vielas, becos, escadinhas e pátios com chão de xisto e latadas de videiras que dão a uva com que se faz o vinho e a sombra em que se tecem os repousos ao som da água que escorre da serra pela Levada.

Dadas as características únicas da aldeia, PIÓDÃO está classificada como Imóvel de Interesse Público, cuja proteção e valorização representa um valor cultural de importância nacional.

PIÓDÃO: Ovo Embrionário | Miguel Torga

Piodao_memorial_Torga
Piodao_ovo_embrionario
PIÓDÃO. Citação gravada na rocha do Memorial a Miguel Torga, retirada do seu Diário XVI (uma gralha lamentável – por reiterada – mantém “diz”, onde deveria ler-se “fiz”, respeitando assim o original e a memória)

Descendo a serra ziguezagueando em direção a PIÓDÃO, numa das curvas na zona dos Penedos Altos, três blocos de granito sobre um mirante fronteiro à aldeia de xisto homenageiam o escritor Miguel Torga, que descreveu PIÓDÃO como “berço protegido pelas encostas da montanha”, e a imortalizou como “ovo embrionário”.

Informações Úteis:

Distâncias: PIÓDÃO fica a pouco mais de 90 km de Coimbra, 190 km do Porto, e 290 km de Lisboa.
Onde Ficar: Existe uma grande unidade hoteleira e opções de alojamento local.
♦  Gastronomia: Pratos tradicionais: chanfana assada no forno a lenha, bucho de porco recheado, truta grelhada.

OUTRAS SUGESTÕES:
>> Rota da Água e da Pedra | Turismo de Natureza
>> Regoufe | Drave | Gourim – Arouca e S. Pedro do Sul
>> Vimieiro: Penacova | Praia Fluvial do Vimieiro
>> Douro Vinhateiro | Roteiro + Dicas | Visitar Douro

PIÓDÃO: Localização


PIÓDÃO: Que Ver

1. SERRA DO AÇOR

Piodao_Serra_Acor
Serra_Acor_paisagem

Tal como a Serra da Estrela, a Serra da Lousã e a Serra da Gardunha, a Serra do Açor integra a cadeia de montanhas que formam a Cordilheira Central.
É uma serra de grande beleza numa envolvente magnífica, onde se situa a área de Paisagem Protegida da Serra do Açor, a nascente do rio Ceira, a 1118 metros de altitude, e o Pico Cebola, a cerca de 1418 metros de altitude, o seu ponto mais elevado.

2. PRAÇA CENTRAL

Igreja_matriz_Piodao

Na pequena praça central de PIÓDÃO, um largo no meio da paisagem obscurecida de xisto e lousa, sobressai a igreja matriz, de níveo branco e azul celeste, do séc. XVII, com bela fachada de torres cilíndricas encimadas por cones, do final do séc. XIX. No altar-mor, um retábulo em talha dourada com imagens de Nossa Senhora da Conceição, de São Miguel e de São Sebastião.

Ao lado do posto de turismo, o Núcleo Museológico do PIÓDÃO com exposição permanente de arte e artefactos alusivos aos usos e costumes das gentes da aldeia.

A aldeia medieval não guarda vestígios do mosteiro de Cister que nela foi edificado no séc. XIII, mas conserva testemunhos das suas crenças, nas cruzes ou nos ramos de loureiro, nas portas das casas.

3. CASAS DE XISTO E LOUSA

Casas_xisto_piodao

Sobretudo à noite, com os efeitos produzidos pela iluminação artificial sobre as paredes de xisto e os telhados de lousa de que são feitas a generalidade das habitações que evoluem pela encosta, conferem à aldeia essa aparência de presépio tão característica e tão original.

4. SOCALCOS

Socalcos_Piodao

A paisagem em socalcos, a edificada como a conquistada para a agricultura, revela esse compromisso das gentes de PIÓDÃO com a Natureza, adaptando-se-lhe e transformando-a com equilíbrio.

5. CHÃS D’ÉGUA

Piodao_Chas_Egua

A cerca de cinco quilómetros, no sentido descendente, fica a aldeia de Chãs d’Égua, pertencente à freguesia de PIÓDÃO.
A descoberta de meia centena de pinturas rupestres do Neolítico e da Idade do Bronze permitem datar a origem de Chãs d’Égua entre 700 e 1.000 anos a. C.

6. FOZ D’ÉGUA

Piodao_Foz_Egua
Praia_fluvial_foz_egua
Foz_Egua_praia_fluvial

Um pouco abaixo do núcleo central da aldeia de Chãs d’Égua, encontra-se a localidade de Foz d’Égua, ponto de encontro da ribeira de PIÓDÃO com a ribeira de Chãs d’Égua, conhecida pela sua pitoresca praia fluvial.


PIÓDÃO: Que Fazer

As praias fluviais e os percursos pedestre são duas atividades que permitem explorar e usufruir do contacto direto com a natureza (quase) selvagem desta região.

1. PR2 AGN – OS POVOS DAS RIBEIRAS DE PIODOM

Tipo de percurso: Circular
Início e Fim: PIÓDÃO
Distância: 10 km
Duração: +/- 4h30
Desnível acumulado: 751 mts
Dificuldade: Média

2. PR3 AGN – AÇOR

Tipo de percurso: Circular
Início e Fim: PIÓDÃO
Distância: 8,7 km
Duração: +/- 4h
Desnível acumulado: 649 mts
Dificuldade: Média

Um dos principais pontos de interesse deste trilho pedestre é a praia fluvial de PIÓDÃO, equipada com esplanada, constituindo um excelente ponto de repouso antes, durante ou após os percursos indicados.

3. SERRA DA ESTRELA

Serra-Estrela

A apenas cerca de 30 kms situa-se o Parque Natural da Serra da Estrela que integra o Estrela Geopark, recentemente reconhecido como Geoparque Mundial pela UNESCO.
Um território classificado que, mais que nunca, justifica uma visita.

OUTRAS SUGESTÕES:
>> Arouca Geopark | Que Ver e Fazer
>> Passadiços do Paiva | Arouca Geopark
>> Gaia: Ciclovia e Passadiço | Orla Marítima Gaia
>> Porto | Roteiro de viagem | Visitar Porto

10 thoughts on “Piódão | Aldeia Presépio/Ovo Embrionário | Piódão

Add yours

  1. Olá! Está tudo bem? Andei afastado durante uns meses (por boas razões), mas estou de regresso 🙂
    Que saudades de ler estes artigos que me levam a descobrir cada vez melhor o meu país! E hoje, vejo logo esta zona, que é tão perto dos locais onde tenho raízes familiares – um pouco mais perto de Viseu. Piódão é um maravilhoso tesouro do interior do país!
    Um abraço!

    Liked by 1 person

    1. Olá Miguel! Regozijamo-nos genuinamente com o regresso e as boas razões do afastamento.
      Fazem-nos falta, e boa companhia, a criatividade e fresca originalidade das experiências que o Miguel partilha connosco.
      Comungamos do gosto pelo nosso país, nele, das raízes a norte, e de uma insaciável vontade de descoberta. Que com gosto continuaremos a partilhar.
      Um grande abraço!

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: